Platonismo é baseado em um raciocínio a priori;
aristotelismo em cima de um raciocínio a posteriori.
O filósofo do século XIII Tomás de Aquino, na Summa
Theologica, escreveu: "A demonstração pode ser feita de duas
maneiras: uma é através da causa, é chamada de "a priori", é
argumentar apenas sobre o que está antes. A outra maneira é através do efeito,
e é chamada de demonstração "a posteriori"; é argumentar a partir do
que é anterior relativamente apenas a nós. Quando um efeito é mais conhecido
para nós do que sua causa, a partir do efeito passamos ao conhecimento da causa.
Assim todos os efeitos da existência e sua causa podem ser demonstrados, desde
que os seus efeitos são mais conhecidos para nós, porque uma vez que cada
efeito depende de sua causa, se o efeito existe, a causa deve
pré-existir".[6]
Na primeira navegação, o filósofo permanece ainda prisioneiro
dos sentidos e do sensível, que é caso de Aristoteles, apontando para o chão,
terra, matéria, enquanto, na segunda navegação, Platão tenta a libertação
radical dos sentidos e do sensível e um deslocamento decidido para o plano do
raciocínio puro e daquilo que é captável pelo intelecto e pela mente na pureza
de sua atividade específica, platão foi um grande iniciado nos mistérios egípcios.
O sensível e o físico não são considerados causa verdadeira.
Sensível é meio e instrumento mediante o qual a “causa verdadeira” se realiza.
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